Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 26 de maio de 2009

“Budapeste”, intrigante jogo de espelhos proposto e resolvido por Chico Buarque

Talvez por ter se baseado num best-seller escrito por Chico Buarque, muita gente mostra certo cuidado ao comentar o filme. O fato é que algumas de suas propostas básicas não funcionam. No cinema, o personagem central parece mais livresco que no romance: como acreditar num ghost-writer que renega a sua profissão em português, para depois abraçá-la novamente em húngaro? Um escritor de aluguel (Leonardo Medeiros) que, por orgulho ou vaidade, repudia o anonimato e, por isso, cai em desgraça – por duas vezes, no Brasil e na Hungria. E, no meio do caminho, come o pão amassado pelo diabo (aquele que só respeita o idioma húngaro, como se diz no filme), sofrendo as dores do seu próprio parto como um carioca renascendo em Budapeste.
Parece mais uma figura de fábula, ou o Sisifo do mito grego, ou seja, seres simbólicos, que não possuem vida própria. Apenas representam determinadas características humanas. Chico Buarque aparece no final, pedindo para o personagem de Leonardo Medeiros autografar o livro que ele mesmo escrevera. Quem representa quem? Qual seria a “moral” da história? Talvez o criador anseie por experimentar um trago de anonimato, e aí então percorrer o caminho de sua criatura. Talvez pretenda, como sugeriu um crítico de literatura, mandar seu próximo romance para a editora sem assinatura e só revelar a identidade do autor depois do trabalho ser aceito.
O filme é no fundo uma reunião de curiosidades: uma co-produção Brasil/Hungria, metade filmada em Budapeste, que é uma cidade visualmente deslumbrante; essa metade é falada em húngaro, idioma do qual só se conhece a palavra “goulasch”; lá em Budapeste, a habilidosa e experiente produtora e roteirista Rita Buzzar encontra (de verdade) uma estátua em homenagem ao “escritor desconhecido”, que é a idéia central da história; o samba “Feijoada Completa” é cantado em húngaro; numa barcaça, uma imensa estátua de Lenin desce desmontada pelo rio Danúbio... Seria a mesma que por ali deve ter passado há mais de 20 anos? Ou teria sido feita de papelão, por uma escola de samba local? Enquanto a voz em off do protagonista decreta “devia ser proibido debochar de quem se aventura em língua estrangeira”, me defendo: isso não é deboche, é só brincadeira...

Budapeste
Direção Walter Carvalho
Distribuição: Imagem filmes
Brasil - 2009
Estréia 22/05/2009
Gênero drama
Com Giovanna Antonelli, Leonardo Medeiros, Paulo José

Nenhum comentário: