Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 22 de julho de 2009

"O Guerreiro Gengis Khan" conta a saga do fundador do imenso império mongol

Lançado nos cinemas “O Guerreiro Gengis Khan”, uma supreprodução de 2007, dirigida pelo russo Sergei Bodrov, que há 10 anos filmava a aventura “Pura Liberdade”, produzida nos EUA pelo francês Jean-Jacques Annaud. Naquele mesmo ano de 2007, os japoneses filmaram outra biografia do conquistador mongol do século XIII Gengis Khan, com o título de “O Imperador do Medo” que, aliás, já foi lançada em DVD no Brasil (na foto abaixo).

Os dois filmes são bem realizados e muito desafiadores, para quem não tem intimidade com a história oriental. Mas, este do russo Sergei Bodrov é mais interessante como cinema, ainda que os dois, segundo o próprio público mongol, não sejam completamente fiéis à história. Que, aliás, se acha entremeada a mitos e lendas porque, até os 30 anos, Gengis Khan era apenas um guerreiro nômade chamado Temujin. Portanto, não existem crônicas e documentos escritos a seu respeito, ao contrário do que acontece com outros membros da aristocracia, como Cesar e Alexandre. Muito críticos, os mongóis reclamaram até dos cavalos de raças ocidentais que foram "contratados" para aparecer no filme.
Pode-se dizer que o Gengis Khan russo tem mais consistência antropológica, especialmente pelo desenho de um líder tribal que se torna um monarca e pela descrição do papel das mulheres. Nesse ponto a visão japonesa se mostra equivocada e perde a oportunidade de desenvolver um forte papel feminino, que serve de contraponto ao brutal protagonista de “O Guerreiro Gengis Khan”. Curiosamente, ele é interpretado por Tadanobu Asano (nas fotos acima e abaixo), artista japonês, considerado um dos maiores atores de seu país: uma mistura de Jonnhy Depp e Toshiro Mifune.

O Guerreiro Gengis Khan
Mongol
Rússia 2007 – 125 min
estreia 24/07/2009
Gênero: Histórico / Ação
Distribuição: Europa filmes
Direção Sergei Bodrov
Com Tadanobu Asano, Honglei Sun, Khulan Chuluun

Nenhum comentário: