Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Os Inimigos Públicos" narra a origem do FBI e mostra os últimos dias de Dillinger

Chega aos cinemas “Inimigos Públicos”, o último trabalho de Johnny Depp. Ele faz o papel de John Dillinger − assaltante de bancos que, nos anos 30, junto com Baby Face Nelson, era considerado o mais perigoso “inimigo público”. Marion Cotillard, que ganhou Oscar pela personificação de Edith Piaff, interpreta a namorada dele, enquanto Christian “Batman” Bale faz o policial que o persegue até o fim.
Para os cinéfilos, entretanto, a garantia de qualidade para o filme é o nome de seu diretor Michael Mann que, há dez anos, lançava o célebre “O Informante”, com Al Pacino. Mas, que ninguém espere o mesmo impacto dramático de “Colateral” (2004) porque desta vez ele não é o dono da história. Ainda que adaptado para a ficção, o roteiro se baseia em fatos históricos, aliás, amplamente documentados e divulgados nos Estados Unidos. Mesmo assim, ele consegue se articular em torno de dois eixos: uma reflexão ético-política acerca da origem do FBI, em meio a uma mirabolante história de amor.
O filme é também uma homenagem ao cinema, diversão sem a qual o assaltante não podia ficar. A última coisa que fez em vida foi assistir "Vencido pela Lei" (1934) com Clark Gable. Abaixo, uma imagem do verdadeiro Dillinger. Não há propriamente uma semelhança física, mas Johnny Depp reproduz o mesmíssimo olhar cínico e debochado do personagem.

O filme é, na verdade, de Marion Cotillard e Johnny Depp. Ao criar um delinqüente sincero e simpático, ele mostra porque o delinquente era uma figura popular, mesmo sem tempo para compor um retrato psicológico. Quando Dillinger se declara apaixonado, por exemplo, a moça diz que nada sabe sobre ele. Numa resposta de 30 segundos, ele recita uma mini-biografia, para ela e para nós. Ou seja, o breve relato é tudo o que o diretor quis que soubéssemos sobre as origens do protagonista de “Inimigos Públicos”. Abaixo, uma foto famosa do assaltante, encenada com muita propriedade no filme. O personagem já foi tema de vários títulos, como o de John Millius, com Warren Oates, em 1973. Mas nenhum deles um elenco de craques como este e ou a acuidade de um diretor como Michael Mann.

Inimigos Públicos
Public Enemies
EUA 2008 - 140 min
Estreia 24/07/2009
Gênero policial/ docudrama/ histórico
Distribuição Paramount
Direção Michael Mann
Com Johnny Depp, Christian Bale,
Marion Cotillard, Billy Cudrup

Nenhum comentário: