Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sábado, 30 de janeiro de 2010

"Invictus": de como um esporte violento ajudou a promover a paz interna num país

Na antiguidade romana os políticos criaram a expressão “Pão e Circo” para designar dois elementos adequados ao controle das massas populares. O povo sempre precisa de alimento para o corpo e para a mente. A fórmula permanece, ainda que as sociedades humanas venham se tornando cada vez mais complexas. Integrante do conceito de circo, o esporte tem sido usado de diferentes formas. Como uma espécie de narcótico coletivo, no Brasil da ditadura, ou como fator de coesão nacional no filme “Invictus”, de Clint Eastwood, com Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela e o uso que ele deu ao rugby na primeira fase de seu governo na África do Sul. A tese do roteiro é simplesmente que, por meio desse esporte, Mandela "construiu uma nação".
O país saía da condição de sociedade estamental e se encaminhava para se reinventar como nação democrática. E Mandela teve a visão de fazer do esporte um ponto de convergência entre negros e brancos, que passavam a ser concidadãos. E conseguiu isso sem decretos nem dotações orçamentárias, apenas com aquilo que se costuma chamar de vontade política. E com a ajuda de um poema do inglês William Ernest Henley (1849 - 1902) que dizia em seu desfecho "I am the master of my fate: I am the captain of my soul." ("Sou o mestre do meu destino, o capitão da minha alma"). Na imagem abaixo, o verdadeiro Mandela, cumprimentando o jogador François Pienaar, interpretado no filme por Matt Damon.
A iniciativa do projeto é do próprio Morgan Freeman, na qualidade de seu produtor executivo. Ainda na sinopse, ele comprou os direitos do livro em que o jornalista John Carlin conta essa história ("Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game that Made a Nation"). Por sua vez, na direção deste docudrama acima de tudo educativo, Clint Eastwood se aproxima da grandeza de Roberto Rosselini. Cineasta maduro e consagrado que, depois 35 de filmes de sucesso, foi para RAI fazer “A Tomada do Poder por Luis XIV”, o primeiro de uma série de 15 filmes destinados a ensinar história. O mesmo modo espartano de registrar os acontecimentos, evitando o sentimentalismo fácil e, justamente por isso despertando emoção. “Invictus” nos leva a perceber que, apesar de tudo, a grandeza das nações depende da ação política.
INVICTUS
Invictus
EUA - 2009 – 134 min
Gênero docudrama / político / história
estréia 29/01/2010
Distribuição: Warner Bros
Direção Clint Eastwood
Com Morgan Freeman, Matt Damon e Scott Eastwood

Nenhum comentário: