Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Beto Brant continua experimentando com este "O Amor Segundo B. Schiamberg"

"O Amor Segundo B. Schiamberg" é um filme editado a partir uma série de TV produzida em 2009, e no qual Beto Brant ("Cão Sem Dono" – 2007) realiza uma inusitada experiência de linguagem cinematográfica, que consiste em derrubar uma barreira aparentemente instransponível entre o documentário e a ficção. Realizado na TV Cultura, o projeto pretendia oferecer uma alternativa mais humana e inteligente à febre atual dos reality shows. A idéia era flagrar o afeto e o carinho desabrochando sem planejamento nem obrigatoriedade, em lugar do constrangimento erótico e da competição entre pessoas confinadas num cativeiro de voyeurismo televisivo. Um rapaz e uma moça que não se conheciam são instalados num apartamento, junto com oito câmaras de vigilância escondidas no local, e lá permanecem por várias semanas, praticamente sem qualquer interferência por parte da direção. Nisso consistem a sinopse e a estratégia do espetáculo. Ele é o ator Gustavo Machado, profissional de prestígio e já premiado pelo filme "Olho de Boi" (2007). E ela é Marina Previato, uma artista plástica que trabalha com vídeo. Beto Brant não deu nenhuma orientação, a não ser a de que ela aproveitasse o tempo para fazer um vídeo em que ele atuasse. Como só acontecia até então nos documentários, aqui não há bastidores de cena, ou seja, aquele espaço que não vemos na tela e é povoado pelo diretor, pelos técnicos, refletores, rebatedores e demais equipamentos de filmagem.
Ou seja, em "O Amor Segundo B. Schiamberg" não existe mais a costumeira descontinuidade entre o que acontece diante da câmara e o que se esconde por trás dela. A máquina de filmar se acha, portanto, em presença do totalmente inesperado, num contato imediato com a chamada “carne do mundo” − o que era uma prerrogativa exclusiva do gênero documentário. Um detalhe: pela foto abaixo, vemos que ela sabia onde cada câmara se escondia. Ele não...
As centenas de horas gravadas foram editadas junto com vídeo da Marina e o filme ficou pronto, com um som sofrível, uma imagem pouco definida e captada sem iluminação. E, mesmo assim, sensacional. Não só pela poesia de um encontro verdadeiro ao desabrochar diante dos nossos olhos, mas pela natureza inovadora do experimento.
O AMOR SEGUNDO B. SCHIANBERG
Brasil - 2009 – 80 min. 14 anos
Gênero drama / documentário?
Distribuição Espaço Filmes
Direção Beto Brant
Com Gustavo Machado e Marina Previato

Nenhum comentário: