Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Peter Jackson de "O Senhor dos Anéis" parte em busca de “Um Olhar do Paraíso”

“Um Olhar do Paraíso” (The Lovely Bones) surpreende por ser um drama espiritualista dirigido por Peter Jackson, o criador da série “O Senhor dos Anéis”. Fala de uma moça de 14 anos assassinada por um pedófilo e que, após a morte, continua interagindo com os vivos. O assassino não é descoberto e continua solto, tornando-se uma ameaça também para a irmã da vítima e para a família dela como um todo. O filme chega a mostrar uma experiência que poderia ser considerada de mediunidade, quando alguns personagens entram em contato verbal com ela. O próprio pai, bem trabalhado por Mark Wahlberg, sente a sua presença e passa a desconfiar do criminoso, que mora na mesma rua.
Poderia ser uma história de fantasma, como tantas outras que já assombraram o cinema. Mas há uma clara identificação com o pensamento kardecista, ao colocar a menina morta numa espécie de estágio intermediário entre o mundo em que vivemos e o além, que a distribuidora do filme se apressou a chamar de “paraíso” no título brasileiro. Esse ambiente é desenhado de forma a não parecer repetitivo ou psicodélico, e nem cair no mau gosto. Só que não foi possível evitar a exuberância nessas imagens, assim como dev ter sido difícil conter os acordes inflamados de Brian Eno, incorporando lembranças da banda Roxy Music na trilha sonora.
Em breve veremos o brasileiro “Nosso Lar”, de Wagner Assis (“A Cartomante” – 2004) baseado em livro de Chico Xavier, em que esse limbo funciona como uma cidade, na qual os espíritos são preparados para seguirem em frente. Stanley Tucci (foto abaixo) constrói uma personificação tão marcante desse psicopata, que foi indicado para o Oscar de coadjuvante. O problema é que ele atua um pouco na linha dos velhos atores característicos, exagerando nos recursos exteriores à interpretação, como enchimento nas bochechas e outros truques. Interpretando a avó, Susan Sarandon cuida dos momentos cômicos, mas a boa surpresa é mesmo a iniciante Saoirse Ronan no papel central. E o próprio Jackson, como diretor competente também no terreno do intimismo, soltando a câmera do tripé e buscando a agilidade nos cortes e a fluência na narrativa.
UM OLHAR DO PARAISO
The Lovely Bones
EUA/ Reino Unido/ Nova Zelândia
2009 – 135 min. – 14 anos
Estréia 19/02/2010
Direção Peter Jackson
Gênero Drama / Suspense
Distribuição Paramount
Com Saoirse Ronan, Mark Wahlberg,
Stanley Tucci, Susan Sarandon, Rachel Weisz

Nenhum comentário: