Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 17 de março de 2011

"Rango" é uma comédia para os cinéfilos que também serve para crianças

Disfarçado de mero desenho animado, “Rango” é uma comédia feroz em que o diretor Gore Verbinski (“Piratas do Caribe”) e o roteirista John Logan (“Gladiador”, “O Último Samurai”) se divertem praticando todo tipo de crueldade com o seu personagem central: um reles e esquelético camaleão (dublado por Johnny Depp na versão com legendas) perdido nas areias de um deserto, sem água e quase nenhum inseto para almoçar. Mas sempre perseguido por uma águia faminta e dezenas de outros bichos alucinados.
É um tipo de sadismo semelhante ao que o animador Chuck Jones impunha àquele pobre coiote da série “Papa Léguas” (Road Runner) num deserto parecido, ou às maldades de Carlos Saldanha para com o desamparado esquilo Scrat, em “A Era do Gelo”. Mas é também uma brincadeira mordaz com os modos pelos quais o cinema sempre explorou os conflitos entre a natureza e os humanos e destes entre si. Por sua vez, o maestro Hans Zimmer (“Batman – O Cavaleiro das Trevas”) carrega a trilha sonora de impagáveis piadas musicais na linha dos humoristas argentinos Les Luthiers.
Há inclusive um grupo de mariachis formado por corujas que funciona como coro de tragédia grega e um cutucão no estilo de Walt Disney. A idéia central é parodiar faroestes famosos como “Matar ou Morrer” e o célebre “Bravura Indômita”. Há até a presença de uma caricatura do próprio personagem central de “Estranho sem Nome” no desenho. Aliás, Clint Eastwood e Sergio Leone são as referências mais fortes.
Há passagens geniais, como o sonho no estilo surrealista de Salvador Dali, a angustiante travessia pelo asfalto da estrada e a dramática entrada de Rango no saloon, na qual o mísero réptil assume a estatura de um Dom Quixote. Podem levar as crianças, mas os cinéfilos vão amar esta sátira que tem o próprio cinema como alvo.
RANGO
Rango
Direção Gore Verbinski
Gênero Animação / faroeste / paródia
EUA - 2011
estreia 11 03 2011
COTAÇÃO
* * *
B O M

2 comentários:

Rafael W. disse...

Gostei do filme, divertido, e com ótimas referências aos westerns clássicos do cinema.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Enaldo Soares disse...

Acabei de ver e as referências que você citou ajudaram a aproveitar ainda mais este ótimo desenho, com gráficos impecáveis