Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Crítico e divertido “Histórias Cruzadas” é o melhor lançamento da semana

O lançamento mais interessante desta semana é “Histórias Cruzadas”, produção da Disney insistindo na linha do melodrama na qual às vezes acerta. É o caso deste trabalho de Tate Taylor, um ator mediano (“Inverno da Alma” – 2010) que, com este filme se lança como roteirista e diretor de primeira grandeza. De estatura quase equivalente à de “A Cor Púrpura” (1985) de Steven Spielberg, o filme tem 4 indicações ao Oscar: além de melhor filme, 2 para atrizes coadjuvantes e uma para melhor atriz, na qual é favorito. Formalmente, a protagonista é a simpática Emma Stone (“Zumbilândia” – 2009), interpretando uma jornalista recém formada que, em plena década de 1960, decide escrever um livro sobre o cotidiano massacrante
das domésticas negras da cidade de Jackson, no Mississipi.

Mas quem carrega o componente emocional do filme quase por inteiro é Viola Davis (“Dúvida” – 2008), numa atuação que lhe dá condição de competir com as demais concorrentes ao troféu de melhor atriz do cinema americano neste ano. Ela interpreta a criada da moça que lhe fornece as principais informações da reportagem, arriscando-se a enfrentar a fúria de toda a cidade e até da temível Ku Klux Klan, ainda atuante naquela época e naquele estado, em que a segregação racial era lei.

Como coadjuvantes, numa linha ao mesmo tempo cômica e dramática, temos Octavia Spencer (“Sete Vidas” – 2008), a melhor e pior cozinheira da cidade e Jessica Chastain (a mãe da “Árvore da Vida”- 2011), no papel de uma loira tão segregada quanto as empregadas de cor, ou seja, a forasteira casada com um dos homens mais ricos da cidade. Entre as duas, entretanto, Octavia se destaca pela curiosa integração de revolta, sarcasmo e bom humor que consegue imprimir à sua personagem. Mais uma vez podemos observar como o cinema americano se dispõe a criticar alguns dos aspectos mais constrangedores da história daquele país.

HISTÓRIAS CRUZADAS
The Help
estreia 03 02 2012
EUA/Índia/Emirados Árabes, 2011, 146 min, 14 anos
gênero drama / social / costumes
Distribuição: Walt Disney Pictures
Direção Tate Taylor
Com Viola Davis, Emma Stone,
Octavia Spencer e Jessica Chastain
COTAÇÃO
* * * *
Ó T I M O

Nenhum comentário: