Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Em "À toda prova", Steven Soderbergh lança Gina Carano: versão feminina de Bruce Lee.


“À Toda Prova” é mais um filme de Steven Soderbergh que não cabe facilmente numa classificação apressada. Espiã contratada por uma agência que presta serviços perigosos a diversos governos é traída por seus superiores e decide eliminá-los para sobreviver. Aparentemente é um espetáculo de ação dirigido ao mercado, como foi “Doze Homens e um Segredo” (2001), que tinha um elenco estelar, encabeçado por George Clooney e Brada Pitt. Por sua vez, “À Toda Prova” tem astros de renome, como Michael Fassbender, Antonio Banderas, Michael Douglas e Ewan McGregor, mas a atriz principal é a quase desconhecida Gina Carano.
Digo quase, porque ela é campeã de MMA, ou seja, Artes Marciais Mistas – aquela mistura de boxe tailandês, karatê e outras técnicas mortíferas de luta. Com ela como protagonista absoluta, isto é, atuando em todas as cenas, Soderbergh desenvolve o lado, digamos, experimental desta obra. Se nos filmes com Angelina Jolie (“Salt”) as sequencias de ação física são evidentemente editadas e dependem da participação de doublés, isso não é necessário com Gina Carano que enfrenta os bandidos de verdade, mais ou menos como fazia Bruce Lee (“Operação Dragão”). Numa cena de perseguição, por exemplo, ela salta muros e pula de um telhado para outro sem truques. Trata-se, portanto, de um espetáculo concebido em torno da performance dessa intérprete que permite muito mais espontaneidade e fluência na montagem.
Há momentos em que o desempenho dos atores é tão envolvente, do ponto de vista visual, que o diretor se permite prolongar a cena um pouco mais do que pede a dramaticidade da história, transformando-a numa atração em si. É o que acontece numa passagem, antológica para o gênero, em que ela luta com Michael Fassbender (“Shame”). Além disso, é uma figura assombrosamente fotogênica, de uma beleza rústica, que lembra as estátuas gregas do período clássico. Um nome que poderá brilhar em Hollywood.
À Toda Prova
Haywire
estreia 13 04 2012
Gênero ação / espionagem / artes marciais
EUA, 2011, 94 min, 14 anos
Distribuição Imagem Filmes
Direção Steven Soderbergh
Com Gina Carano, Michael Fassbender,
Michael Douglas, Antonio Banderas, Ewan McGregor
COTAÇÃO
* * *
B O M

Nenhum comentário: