Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Rota Irlandesa", de Ken Loach: um drama tão cruel e intenso quanto o seu tema exige


Após algumas tentativas bem sucedidas de combinar humor e crítica social, como “À procura de Eric” (2012) Ken Loach retorna ao seu estilo desesperado e sombrio de observar os seres humanos. “A rota irlandesa” é o relato sem qualquer rodeio ou maquiagem de uma tragédia que parece não ter início nem fim. Trata-se da Guerra do Iraque que teve (continua tendo) inúmeras ramificações históricas e geográficas. Entre elas um grupo de militares irlandeses que participaram do conflito e que, depois do seu encerramento oficial, prosseguem trabalhando como seguranças para empresas privadas, ou seja, como mercenários a serviço de interesses particulares. 
A brutalidade do contexto mais amplo da luta entre exércitos e nações leva para a Irlanda uma parcela daquela insanidade em escala internacional para se manifestar no microcosmo de um drama local. Um desses mercenários (Mark Womack) passa a desconfiar que seu companheiro de infância fora eliminado pelos próprios empregadores e não por terroristas islâmicos. Inicialmente temos a impressão de estarmos diante de uma narrativa de vingança, bem ao gosto do cinema industrial, em que a punição dos malvados enche de alívio o coração do público. 
No decorrer do filme, porém, percebe-se que talvez não haja redenção para os personagens e nem catarse para as plateias. A cada descoberta do protagonista, a cada passo que ele ensaia em direção à verdade as dúvidas se multiplicam e as decepções se acumulam – tanto em face dos outros quanto em relação a ele mesmo. O modo hiper-realista de filmar de Ken Loach, com a suas técnicas para ampliar a impressão de realidade na encenação, fazem do filme um contundente simulacro desse inferno que a guerra sempre instaura.
ROTA IRLANDESA 
Route Irish 
França/Espanha, 2010, 109 min, 14 anos
estreia 05 10 2012
gênero grama / guerra / política 
Distribuição Vinny Filmes 
Direção Ken Loach
Com Mark Womack e Andrea Lowe
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO

3 comentários:

Enaldo Soares disse...

ptarkis33Um filme bom à espera de salas de cinema.

Luciano Ramos disse...

Não entendi o nome do filme

Enaldo Soares disse...

Desculpe, o que aparece antes do meu comentário é a senha para postá-lo aqui, não sei por que veio agregada ao meu comentário.