Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Já com a Palma de Ouro, "Amor" de Haneke tem duas chances de levar também o Oscar


Na disputa do Oscar, “Amor” do austríaco Michael Haneke concorre ao mesmo prêmio em duas categorias: a de melhor filme estrangeiro e a de melhor filme de modo geral. Assim como os atores Cristoph Waltz e Arnold Schwarzenegger, ele é austríaco, mas o filme é francês, rodado em Paris e estrelado por Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, com Isabelle Huppert – todos igualmente franceses. Aos 70 anos, Haneke conquistou o status de um dos mais importantes cineastas da Europa, após a aprovação quase unânime de obras como “A professora de piano” (2001), “Caché” (2005) e “A Fita Branca” (2009) – todos premiados no Festival de Cannes, tendo este último recebido a Palma de Ouro que, aliás, em 2012 foi para este “Amor”, agora em cartaz no Brasil. De modo que Haneke já coleciona duas Palmas de Ouro, o que é um triunfo excepcional no mundo do cinema. 
Na ficha técnica do filme, a equipe mais numerosa é a do departamento de arte, que montou o apartamento em que se passa praticamente o filme inteiro, sob o comando de Susan Haneke, esposa do diretor. Ele mesmo declarou que a proposta era reproduzir em essência o local em que seus pais viveram. Eles que foram artistas de teatro e cinema passaram pela mesma dolorosa situação narrada pelo filme e, portanto serviram de referência para o roteiro. Um casal de octogenários acometido pela presença da morte – para a qual, apesar de inevitável, nem os mais idosos se acham preparados. 
Como sempre acontece no cinema de Haneke, o trabalho de câmara e iluminação é soberbo, ao integrar com precisão os detalhes da cenografia aos pormenores dramáticos que marcam a evolução dos personagens. Dentre as atuações, destaca-se a de Trintignat como protagonista e responsável por exprimir em seu olhar desesperado toda a aflição de ver como a vida se faz mais curta ainda, diante de um longo e verdadeiro amor. Um filme ao mesmo tempo sensível e impiedoso, que deveria ser proibido para maiores de 70 anos. 
AMOR 

Amour 
França/Alemanha/Áustria, 2012, 127 min, 14 anos
estreia 18 01 2013
gênero drama
Distribuição Imovision
Direção Michael Haneke
Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO

Um comentário:

Enaldo Soares disse...

Achei excessivamente deprimente. Eu fico meio pé atrás com os filmes de Haneke, ele parece buscar a adesão fácil das pessoas intelectualizadas.