Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"O vôo" traz Denzel Washington concorrendo ao Oscar, numa poderosa atuação.


“O voo” tem a competente direção de Robert Zemeckis, da série “De volta para o futuro”, e Denzel Washington no papel de um piloto de aviação comercial alcoólatra. Este é um dos papéis mais fortes de sua carreira, porque vem calcado na ambiguidade e marcado pela negação de qualquer maniqueísmo – o que certamente justifica a sua indicação para o Oscar 2013, na categoria melhor ator. Se não fosse a arrasadora presença de Daniel Day Lewis na competição, poderíamos supor que Washington apresentaria a melhor chance de vitória. O charme pessoal do astro de “Dia de Treinamento” (2001) se mostra intacto, mas agora a serviço do mascaramento de uma série de falhas de caráter. 
O filme tem outro indicado ao Oscar, que é o jovem roteirista John Gatins, bastante hábil em manter o equilíbrio entre os aspectos negativos e positivos que marcam a trajetória do personagem central. Tão difícil quanto pilotar um avião quebrado é escrever um roteiro a partir de um protagonista desprovido de vontade própria como este. De um lado, ele se comporta como herói, ao conseguir a proeza de controlar um avião em queda provocada por uma série de defeitos mecânicos e, assim, salvar dezenas de vidas – menos a da comissária com quem passara a noite anterior. De outro, revela-se escravo do vício, ainda que orgulhoso o bastante para sequer reconhecer esse fato. 
Durante o fatídico voo, ele se achava completamente alcoolizado, mas disfarçara a embriagues cheirando cocaína. Essa figura controversa procura obter alguma identificação com o público ao alternar gestos de grandeza – como proteger uma atriz viciada em heroína de alguém que a brutalizava – com atitudes covardes, como planejar a fuga do país e da investigação sobre o acidente num velho monomotor Cessna guardado na fazenda do pai. O suspense do filme se concentra na possibilidade dele definir-se de vez como um calhorda, ou assumir a sua verdadeira condição humana.

O VÔO
Flight 
EUA, 2013, 138 min, 14 anos
estreia 08 02 2013
gênero drama/ moral/ suspense
Distribuição Paramount Pictures
Direção Robert Zemeckis 
Com Denzel Washington, Don Cheadle, Kely Reilly 
COTAÇÃO
* * *
B O M

Um comentário:

Enaldo Soares disse...

Achei um filme corajoso em se tratando de que Hollywood tem uma longa ficha de serviços prestados à glamourização do álcool, fumo, drogas, etc.