Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 8 de março de 2013

"O Quarteto" revela o talento de um novo, porém idoso diretor: Dustin Hoffman.


Quem admira o ator Dustin Hoffman vai gostar de ver este filme em que ele estreia como diretor.Trata-se de uma produção inglesa que focaliza uma casa de repouso para músicos e cantores líricos aposentados. De modo geral, a linha é humorística, até pela presença no elenco do competente cômico Billy Connoly e da sempre pernóstica Maggie Smith, se esmerando em sua fleuma tipicamente britânica, no papel de uma diva de ópera – ela que foi uma das professoras de Harry Potter e, recentemente, brilhou em “O Exótico Hotel Marigold”. 
Há um drama que se desenvolve quando alguns artistas super veteranos decidem apresentar o empolgante  e difícil quarteto do Rigoletto, num festival em homenagem a Giuseppe Verdi. Essa apresentação poderia saldar as dívidas do asilo e garantir a sua continuidade, mas a estrela interpretada por Maggie Smith não se acha disposta a enfrentar o público novamente, agora com a voz já enferrujada. Por outro lado, a maioria do numeroso elenco de apoio, ou seja, os moradores da instituição é composta por músicos de verdade que, volta e meia, aparecem mostrando seus talentos sonoros ainda intactos. 
Como vemos, a trama é simples e despretensiosa, mas com ela, Hoffman prova que é capaz de dirigir. Sabe conduzir emoção, que se mostra especialmente intensa nas passagens musicais, controla o eventual ímpeto expressivo dos atores e revela talento para a edição – fato, aliás, que se percebe logo na primeira sequencia, e na manutenção de um ritmo de narrativa que vai se adensando ao longo do filme. Há o detalhe de que tudo no enredo gira em torno da música o que não permite que o clima desabe para a melancolia que pode rondar as histórias que os protagonistas têm mais de 70 anos.
O QUARTETO
Quartet 
Reino Unido – 2012 – 100 min. – 12 anos
estreia 08 03 2012
gênero / Comédia/ Música
Distribuição: Diamond Films
Direção: Dustin Hoffman
Com Maggie Smith, Billy Connoly, Michael Gambon, Tom Courtenay
COTAÇÃO
* * *
BOM

Nenhum comentário: