Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 14 de abril de 2013

Lançada em DVD coleção de três obras fundamentais do mestre Howard Hawks


Falecido aos 81 anos em 1977, Howard Hawks é um dos mais elogiados diretores da historia do cinema americano, ainda que não tenha sido premiado pela Academia. Os críticos internacionais, especialmente os franceses do “Cahiers du Cinema”, o colocam no mesmo nível de John Ford e Orson Welles. Brilhava tanto na densidade dos drama policiais quanto em comédias sofisticadas,  verdadeiras pérolas de criatividade e leveza. Sua imensa versatilidade lhe permitiu se exercitar em quase todos os gêneros e, talvez justamente por isso, foi considerado mais um artesão do que um autor. Formado em engenharia mecânica, ele lutou na 1ª Guerra na Força Aérea, antes de começar a trabalhar em cinema atuando em quase todas as áreas de produção e criação, até se iniciar na direção, ainda em 1926 ainda na época do cinema mudo. 
Hawks fez 47 filmes, mas a Versátil acaba de lançar uma caixa com algumas de suas obras mais significativas. Com elas podemos ter uma ideia do seu impressionante ecletismo: “À Beira do Abismo” (acima) de 1946, policial clássico com Humphrey Bogart e Lauren Bacall – argumento de Raymond Chandler e roteiro de ninguém menos que William Faulkner. 
De 1952, “O Rio da Aventura” (acima) é um faroeste de primeira linha, com Kirk Douglas numa expedição montada para desbravar o rio Missouri que, em 1832, era habitado por índios hostis. E finalmente “Terra dos Faraós” de 1955, um drama épico ambientado no antigo Egito, em que as batalhas se entremeiam às intrigas palacianas na trajetória de um monarca que constrói uma pirâmide onde pretende ser enterrado, junto com o seu tesouro. Uma coleção indispensável. 

Nenhum comentário: