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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Será "A Hospedeira" de Stephenie Meyer o crepúsculo do gênero ficção-cientifica?

Não que isso seja uma característica objetiva e desejável, mas a ficção científica tem se apresentado como uma modalidade literária masculina, até porque a imensa maioria de seus escritores é constituída por homens, apesar de uma das fundadoras do gênero ter sido Mary Shelley, a autora de “Frankenstein” (1831). Depois de ter colorido de rosa as histórias de vampiros e lobisomens na série “Crepúsculo”, Stephenie Meyer tenta reproduzir essa proeza ao publicar “A Hospedeira”. A mentalidade que preside a organização dessa trama parece proveniente dos romances franceses de Madame Delly, pseudônimo dos irmãos Jeanne Marie e Frédéric Petitjean de la Rosiére. Eles publicaram mais de uma centena de livros de leitura fácil, muito populares numa época em que o hábito da leitura começava a ganhar espaço entre as mulheres jovens de classe média também no Brasil. Esses livros foram lançados entre 1930 e 1960, na coleção chamada Biblioteca das Moças. 
Ou seja, se baseiam num ponto de vista supostamente feminino que – no mínimo há meio século – nada mais tem a ver com as jovens de hoje. A ideia do filme veio, no entanto, do clássico “Vampiros de Almas” (1956) de Don Siegel, no qual invasores alienígenas se apossavam dos corpos dos humanos: um dos filmes mais apavorantes na história do gênero. No começo do filme, os invasores interplanetários já tinham praticamente atingido a meta de conquistar a humanidade, mas, alguns terráqueos resistiam à ocupação. Uma dessas rebeldes permaneceu viva, mesmo depois de ser possuída por uma alma extra-terrestre. Ou seja, as duas ocupam o mesmo corpo e estabelecem um conflito, amenizado pelo fato de terem se apaixonado por dois rapazes diferentes. A cenografia kitsch que lembra a do brasileiro “Nosso Lar” e oferece momentos de comicidade, com certeza involuntária.


A HOSPEDEIRA 

The Host
EUA, 2013, 125 min, 12 anos
estreia 29 03 2013
gênero romance/ fantasia
 Distribuição: Imagem Filmes
Direção: Andrew Niccol
Com Diane Kruger, Saoirse Ronan e William Hurt
COTAÇÃO
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REGULAR

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