Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Terapia de Risco". Será este o derradeiro filme de Steven Soderbergh? Parte 1

Steven Soderbergh declarou que não fará mais filmes. Se isso for verdade, "Terapia de Risco" seria o seu derradeiro trabalho e ele estaria fechando a carreira com sobranceira dignidade, por que o filme se mostra um primor de construção dramática e harmonia entre o elenco e a direção. A temática gira em torno da crescente farmacopeia dos antidepressivos, cujos nomes se multiplicam como palavras cabalísticas num tratado de bruxaria: Celexa, Zoloft, Ziprexa, Delatrex, Ablixa e, é claro, o soberano Prozac. Os psiquiatras que têm licença para prescrevê-los assumem a função dos antigos druidas, ministrando poções mágicas em troca de riqueza e poder, ou seja, de inchadas gratificações por parte dos laboratórios. 
Alguns, no entanto, são bem intencionados como o protagonista (Jude Law) um honesto médico inglês que compra um apartamento em Nova York e faz meio período num hospital público para pagar a escola particular do filho. Um “innocent bystander” puro, isto é, o “espectador inocente” tão usado por Hitchcok em suas obras de suspense. Um indivíduo que nada tem a ver com determinada história até ser arrastado por ela, como um turista atingido por um tsunami. Ele é designado para tratar uma jovem (Rooney Mara) que tentara o suicídio e, por isso, acaba se complicando, num verdadeiro cataclismo provocado por ela. 
Sorderbergh, no entanto, enriquece esse esquema proposto por Hitchcok e desenvolve uma trama perfeita, na qual as surpresas se sucedem de tal forma que a própria narrativa se fragiliza perigosamente, para se reerguer triunfante no final. Final, que evidentemente, não podemos comentar. Sim, eu vou explicar isso melhor, mas só na próxima semana, depois de vocês terem assistido ao filme.


TERAPIA DE RISCO 

Side Effects
EUA – 2012 – 114 min. 12 anos.
estreia 17 05 2013
gênero suspense/ psicológico 
Direção Steven Soderbergh  
Distribuição Diamond Filmes
Com Rooney Mara, Channing Tatum, 
Jude Law, Catherine Zeta-Jones
COTAÇÃO

* * * *

ÓTIMO

Nenhum comentário: