Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

FESTIVAL DE BRASÍLIA | O cineasta Jean-Claude Bernadet recebe honraria do Festival




No último dia do Festival de Brasília, em 27/9, o crítico, professor e pesquisador Jean Claude Bernardet será agraciado com a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes no encerramento da mostra. Aquela será a primeira vez em que essa honraria será concedida e, com ela, o acontecimento realizará uma inusitada ponte entre décadas e personalidades fundamentais para a história do cinema brasileiro.

Jean Claude Bernadet, agraciado com a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes


Bernadet já esteve várias vezes no Festival. Primeiro como professor da Universidade Nacional de Brasília, de onde foi afastado em 1968 por motivos políticos. E, em seguida, para receber diversos Candangos – que é, aliás, o nome da estatueta criada para simbolizar os prêmios do Festival. Esses prêmios ainda se restringiam à atividade de roteirista, que ele mostrou em filmes como “O Caso dos Irmãos Naves” (1967), “Um Céu de Estrelas” (1996) e “Hoje” (2011), estes dirigidos por Tata Amaral. Mas seu trabalho de pesquisador já era amplamente conhecido por meio de livros como “Cinema Brasileiro – Propostas para uma História” e “Brasil em Tempo de Cinema”.

Depois de se aposentar como professor da Universidade de São Paulo, Bernadet decidiu trabalhar como ator. Algumas pessoas acham que isso aconteceu em função de problemas de saúde. Mas ele mesmo diz no filme “A Destruição de Bernardet”, apresentado no Festival, com direção de Claudia Priscila e Pedro Marques, que ele está criando uma nova linguagem. Motivado pelo avanço da idade, ele procura fazer coisas que nunca tinha feito antes. Coisas que faz não apesar da velhice, mas por causa dela.

Cena de "O Caso dos Irmãos Nave", dirigido por S. Luiz Person e escrito por Bernadet


E assim passou a colecionar outros troféus em BrasíliaEm 2008 ganhou o prêmio de melhor ator pela atuação em “Filme Fobia” de Kiko Goifman, com quem ele voltaria trabalharia novamente em “Periscópio” (de 2013). Recentemente em 2015, ele interpreta um andarilho que caminha por São Paulo no filme “Fome”, do diretor também premiado no Festival de Brasília Cristiano Burlan.

Mas o 49º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro continua e amanhã prosseguimos com a nossa cobertura. 

Nenhum comentário: