Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O medo e os mistérios do inconsciente são marcas de "O Silêncio do Céu"


Carolina Dieckmann e Leonardo Sbaraglia contracenam no filme.

Dentro em breve será lançada nos cinemas "O Silêncio do Céu"o último filme de um jovem realizador paulista que, pelos seus trabalhos recentes, possui um futuro brilhante no cinema brasileiro. Trata-se do jovem Marco Dutra, de apenas 36 anos, parceiro de Juliana Rojas no célebre “Trabalhar Cansa”, que foi aplaudido desde 2011 em seu lançamento no Festival de Cannes. 


"O Silêncio do Céu" é uma produção do brasileiro e multinacional Rodrigo Teixeira, que vem se colocando no mercado internacional com obras importantes, como “Alemão”, “Frances Ha e “Tim Maia”. Esta produção atual ultrapassa as nossas fronteiras porque a história se passa em Montevideo e, além da brasileira Carolina Dieckmann, o filme tem como protagonista o argentino Leonardo Sbaraglia -  bastante conhecido entre nós, por sua atuação em “Relatos Selvagens”, um indiscutível sucesso de bilheteria no Brasil. 
Entre os roteiristas de "O Silêncio do Céu", temos a presença do brasileiro Caetano Gotardo, que dirigiu o prestigiado “O que se Move” em 2013, e a argentina Lucia Puenzo - autora de “O Médico Alemão” de 2013, sobre a presença do carrasco Josef Mengele em nosso continente. Esses dados servem para comprovar essa tendência, ainda bastante incipiente, no sentido do estreitamento das relações criativas entre as cinematografias da América Latina.

Desde a sua aproximação com o estilo do cinema de Juliana Rojas em “Trabalhar Cansa”, se percebe uma proximidade com o cinema de horror. Não digo do horror tomado como uma opção de gênero, no qual se destacam fantasmas, casas mal assombradas e monstros de vários tipos e tamanhos. No cinema de Marco Dutra, essas forças malignas se escondem no mundo interior, ou melhor, no inconsciente dos personagens. E por isso, por serem de verdade, mostram-se muito mais assustadores do que qualquer vampiro.

Personagem de Dieckmann é violentada e vítima de estupro.
No Brasil, os números perturbam: esse crime vitima uma mulher a cada 11 min.


O personagem de Leonardo Sbaraglia é um roteirista de TV que simplesmente sente medo. Como ele é também o narrador da história, ficamos sabendo por sua voz em off que esse medo não se fixa num único objeto. Entre os principais, é claro, está o de avião. Mas ele confessa que em seu caso, a coisa é bem mais ampla – o que permite ao diretor deste "O Silêncio do Céu" se esmerar na trilha sonora, para desenvolver os climas e as atmosferas mais sugestivas e envolventes. Em sua edição de som, os ruídos mais banais são capazes de congelar o nosso sangue...

Nenhum comentário: