Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 11 de setembro de 2016

Retrospectiva dos filmes mais recentes de Woody Allen: Vicky Cristina Barcelona


Rebecca Hall é "Vicky" e Scarlett Johansson é "Cristina" no longa de Woody Allen

Prosseguimos indicando os filmes da retrospectiva de Woody Allen. Hoje vamos recordar de “Vicky  Cristina Barcelona”, evidentemente feito na Espanha.
Depois de desta produção que é uma das mais picantes de sua carreira, Woody Allen voltou a filmar em casa, ou seja, em Nova Iorque. E agora também com uma ponte para Hollywood. Ainda bem, porque, fora de lá, ele se deixa deslumbrar um pouco pelo ambiente. No diário de filmagem, por exemplo, ele escreveu que “o civilizado povo de Barcelona entendia que eu não tinha tempo para dar autógrafos e só pedia que eu lhes desse... os artistas.”

O título já mostra a intenção de atribuir àquela cidade da Catalunha a mesma estatura das protagonistas. De fato, ela é representada pela dupla “caliente” formada por Javier Barden e Penélope Cruz, compondo um quadrilátero amoroso com Rebecca Hall e Scarlett Johansson – esta trabalhando pela terceira vez com Woody Allen. Desta vez, a novidade é uma ousada cena de amor entre ela e Penélope Cruz. 


Penélope Cruz (direita) e S. Johansson (esquerda) são duas das estrelas do filme

Trata-se de uma comédia que, segundo o diretor, só poderia ter acontecido lá ou em Paris. Isso é um exagero, porque a trama não se mostra tão original que não pudesse se manifestar em qualquer ponto do tempo e do espaço – até nas páginas das antigas fotonovelas românticas, em que as paixonites de verão mudavam as trajetórias vitais das personagens. O tema do roteiro é um pensamento do filósofo suíço Denis de Rougemont, segundo o qual o romantismo de um relacionamento se encerra quando o amor se realiza. Essa ideia leva a concluir que uma comédia sobre americanas deslocadas na Espanha perde a graça quando elas se integram aos costumes locais. 

Nenhum comentário: