Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Os filmes lançados no circuito comercial de SP na semana iniciada em 10 11 2016


"Pequeno Segredo" estreia envolto de polêmicas de cunho político

As estreias da semana nos cinemas trazem algumas atrações de certo modo polêmicas. “Pequeno Segredo” do gaúcho David Schürmann ganhou destaque por ter sido o título brasileiro indicado para concorrer ao Oscar. Houve muita discussão política na época, porque o favorito era “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho. Estreia também “Snowden - Herói ou Traidor?”, de Oliver Stone, que mostra uma postura crítica em relação ao governo da administração Barack Obama. 

Em 2013, um funcionário da CIA chocou a opinião pública mundial ao revelar, por meio da imprensa, a prática ilegal de espionagem promovida pelo governo norte-americano. No filme “Snowden - Herói ou Traidor?”, Oliver Stone traça um retrato daquele técnico em computação e mostra os motivos que o levaram a tomar essa atitude extrema. Atualmente Snowden vive refugiado na Rússia.

Oliver Stone adota uma linha quase documental e objetiva para narrar os fatos que, por si só, já se mostram eloquentes. O mesmo pode ser dito da atuação de Joseph Gordon-Levitt no papel do jovem especialista em informática, para quem a pressão do trabalho que exercia se mostrou demasiada – assim como a voz de sua própria consciência.

Algum tempo antes de seu lançamento, o filme “Pequeno Segredo” foi arrastado para uma pequena batalha ideológica, sem que o conteúdo da obra tenha alguma coisa a ver com política. Trata-se de um melodrama puro sangue. Por força mesmo dos seus temas mais importantes, sobre os quais não se pode dizer muita coisa – sob pena de estragarmos uma surpresa que, aliás, consiste na essência do projeto.

Aspecto central do roteiro é o seu lado autobiográfico. O seu autor é o atual chefe da primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de seu próprio veleiro – e que registrou a proeza num documentário especialmente bem realizado. Na história filmada, porém, a figura mais importante e também protagonista da história é Heloisa – interpretada com entrega e sensibilidade por Julia Lemertz. Até porque o drama fundamental se desenvolve num relacionamento entre mãe e filha. A produção impressiona pela beleza e precisão das imagens. Mas também pela concisão dos diálogos que evitam o dramalhão em que o filme poderia ter desabado.
Aos 76 anos, Walter Lima Jr. permanece honrando o seu passado como um dos líderes do movimento inovador do Cinema Novo. Ou seja, ele continua dirigindo obras de alto nível e forte personalidade, como a mais recente “Através da Sombra”, baseada numa novela de Henry James, escritor americano naturalizado inglês e falecido há 100 anos.

Seguindo uma linha de inclinação poética que ele já experimentou em obras anteriores
ele constrói um drama intimista e cheio de mistério. Trata-se de um espetáculo de época, ambientado numa fazenda de café do século XIX, que abriga uma narrativa de mistério. Como sempre Walter Limareúne um elenco de alta qualidade, desta vez com Domingos Montagner, Ana Lucia Torree Virginia Cavendish, que é aprotagonista e também produtora do filme.

Nenhum comentário: