Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

"Capital Humano" discorre sobre política e sociedade com primazia


Valeria Bruni Tedeschi tem ótima presença neste longa

Na situação de conflito generalizado que caracteriza a presente situação política e social brasileira, é o momento de rever o drama italiano "Capital Humano", dirigido pelo prestigiado Paolo Virzì. No ano passado, o filme conquistou cerca de 40 prêmios internacionais, entre eles um dos mais cobiçados da Itália que é o “David de Donatello”, concedido pela Academia Italiana de Cinema.
“Capital Humano” fala das transformações na sociedade italiana atual, especificamente no que se refere às dramáticas flutuações no mercado de capitais, ocorridas por volta de 2013 quando o filme foi produzido. Apesar da presença do astro popular Fabrizio Bentivoglio, as participações mais marcantes são as de Valeria Golino e de Valeria Bruni Tedeschi.

De certa forma, o personagem de Bentivoglio é o oposto daquele interpretado por Leonardo Di Caprio em “O Lobo de Wall Street” – por coincidência, produzido naquele mesmo ano. Quase um fanfarrão, entusiasmado ao ver gente enriquecendo com facilidade, ele é um corretor de imóveis que se ilude com ações da bolsa que lhe parecem ser uma espécie de bilhete premiado. Mas esse é apenas o pano de fundo de uma trama que gira em torno de um acidente automobilístico, tal como foi vivenciado por três personagens diferentes.

O elenco do filme em foto para divulgação de "Capital Humano"

Ainda que fascinante, a organização do roteiro é complexa e, exige atenção absoluta do expectador.As três versões de um mesmo fato são apresentadas sob a forma de capítulos, com o apoio de um longo flashback. Essa é uma técnica narrativa cuja invenção é tradicionalmente atribuída a Akira Kurosawa a partir de seu drama “Rashomon”, vencedor do Oscar em 1950, em que um assassinato é descrito de modos diversos por três testemunhas.

Essa estrutura caminha na contramão da dramaturgia cinematográfica mais usual, porque os acontecimentos se desenvolvem sem que as informações básicas sobre o enredo tenham sido fornecidas. Acontece um acidente, um ciclista é atropelado e o motorista foge da cena. Mas o responsável pelo crime permanecerá desconhecido durante todo o filme, embora tenha fundamental importância no desenrolar dos acontecimentos.

O roteiro se baseia num livro escrito por Stephen Amidon (1959) – um autor americano que trabalha na Inglaterra como crítico literário. A direção é de Paolo Virzì, um cineasta toscano que, aos 52 anos alcança um crescente prestígio em seu país.

O filme “Capital Humano” explora a corrupção dos negócios na vida social e a progressiva redução da existência a um conjunto de cifras financeiras. 

Nenhum comentário: