Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Os filmes lançados no circuito comercial de SP na semana iniciada em 05 01 2017


Asghar Farhadi (esquerda) dirige Shahab Hosseini em seu filme "O Apartamento"

Com toda aquela névoa, a humidade das ruas refletindo os postes de luz e as sombras de uma cidade ainda ainda mal iluminada, nos anos de 1940, a cidade de Nova York era o habitat natural dos gângsters e dos detetives particulares que contribuíam para formar os elencos dos chamados "film noir". Ou seja, histórias de crime e violência que marcavam a fauna urbana de Nova York. Agora numa inesperada coincidência da história um clima parecido se repete em outras paragens do planeta, como Teerã, capital do Irã – que é palco de um dos melhores filmes desta semana.
Essa a é a atmosfera de “O Apartamento”, o último filme do iraniano que nos deu belos trabalhos como “A Separação” (2011), Asghar Farhadi. “O Apartamento” foi premiado no último Festival de Cannes, como o melhor roteiro e melhor intérprete para Shahab Hosseini – o papel de um ator que interpreta a peça “A Morte do Caixeiro Viajante”, de Arthur Miller.

É provavelmente um dos melhores filme da semana. Pela maestria em termos de direção e pelo nervosismo da história, que guarda um curioso parentesco com os filmes policiais americanos dos anos de 1940, mostrando com a cultura se movimenta em ciclos, ao longo do tempo. 
O cinema quase sempre procura lançar a sua imaginação para momentos cada vez mais distantes no tempo. Imagine um futuro em que os humanos estão colonizando outros planetas e enviam uma espaçonave sem tripulantes para um local extremo do universo. São cinco mil passageiros que viajam dormindo por 130 anos até chegarem ao seu destino, que á uma colônia.

Mas acontece uma pane inesperada e um casal desses viajantes é despertado de seu sono criogênico 90 anos antes do tempo programado. E assim precisam salvar a nave como um todo, além de suas próprias vidas. O diretor é o mesmo Morten Tyldum, responsável pela excelência de “O Jogo da Imitação” (2014). Além do casal Jennifer Lawrence e Chris Pratt, o elenco é formado por Michael Sheen, no papel de um robô que é o barman da espaçonave. Temos aqui uma boa história e um verdadeiro show de design e efeitos especiais – dois ingredientes indispensáveis para um bom filme de ficção científica.

O ano mal começa e já enfrentamos uma quantidade bem maior de títulos sobre os quais temos condições de comentar. De modo que hoje falamos de apenas dois deles. E deixamos os outros quatro para amanhã. Até lá. 

Nenhum comentário: