Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 15 de janeiro de 2017

Retrospectiva Cinema Brasileiro | "Ponto Zero" é um sensível drama sobre a juventude



Filme trata do universo mental da juventude

Foi lançado no último Festival de Gramado, realizado em agosto de 2015, “Ponto Zero”, de Zé Pedro Goulart - que apesar de já veterano na profissão está apresentando o primeiro longa de sua carreira. 

Ele começou como diretor em 1986, numa parceria com Jorge Furtado, no cultuado curta-metragem “O Dia em que Dorival encarou a Guarda”. Aquele filme era estrelado por João Acaiabe, ator que, aliás, permaneceu durante muitos anos contratado pela TV Cultura. Depois disso, ele se dedicou ao cinema publicitário e à televisão.
Naquela edição de Gramado, “Ponto Zero” recebeu os chamados prêmios técnicos, ou seja, melhor montagem e desenho de som. O paulista “Ausência” ganhou melhor filme, diretor, roteiro e trilha. Em 2º lugar, ficou o brasiliense “Último Cine Drive-In”, que levou o prêmio da Crítica, além de direção de arte, atriz coadjuvante e ator. “Um Homem Só”, ganhou coadjuvante e fotografia, além de melhor atriz para Mariana Ximenes, com lançamento prometido para setembro próximo. 

Com interpretação do experiente Eucir de Souza e do iniciante Sandro Aliprandi, o filme realmente se estaca pela qualidade técnica, com imagens de alto impacto – como o solo da cidade de Porto Alegre visto em lugar das nuvens e uma câmara subjetiva da chuva ao cair do céu. A maior parte das cenas acontece à noite, inclusive para sublinhar o caráter melancólico do jovem protagonista, em crise afetiva e emocional. 

O filme não é propriamente divertido, mas a narrativa se mostra empenhada em dissecar o desenvolvimento de uma inadequação existencial própria de um adolescente. O garoto precisa lidar com a irrupção do sexo e, ao mesmo tempo, com a rejeição do pai truculento e com a depressão da mãe. Revisto agora, meio ano depois de Gramado, “Ponto Zero” não é apenas bonito e bem feito do ponto de vista sonoro e visual. Trata-se de um ensaio sensível e contemporâneo sobre o universo mental da juventude urbana.

Nenhum comentário: