Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

segunda-feira, 6 de março de 2017

"Cinema Falado": Sesc Pompeia realiza uma sequência de atividades sobre cinema


Imagem do Sesc Pompeia, onde ocorrerão os eventos de "Cinema Falado"

Dos dias 8 a 24 de março o Sesc Pompeia realizará um ciclo de atividades e experiências sobre cinema. Na verdade, o evento "Cinema Falado" se define da seguinte forma:  uma investigação sobre a fala, enquanto discurso fílmico, a voz e o roteiro no cinema. O nome é só uma coincidência com o do blog, mas vale dar destaque a programação desse conjunto de workshops, experimentos cênicos e cursos.

Nos dias 8 e 9 de março (quarta e quinta), às 22h, Suzana Reck Miranda (mestre e doutora em Cinema) ministra o minicurso "O uso da música no cinema: uma introdução", que trata da trilha musical desde os primórdios da sétima arte até propostas estéticas do cinema moderno e contemporâneo.

Dagoberto Feliz comandará a encenação de "Fragmentos da Vida"

O filme "Fragmentos da Vida", de 1929 e dirigido por José Medina, é uma película brasileira muda e com ela o diretor Dagoberto Feliz ("O Que Se Move"), nos dias 17, 18 e 19 de março (de sexta a domingo), fará a posposta de um experimento cênico: em uma espécie de jogo cênico, os atores dizem o texto que é exibido nos letreiros, e um deles - surdo - interpreta as mesmas cenas em LIBRAS. Cantores, piano ao vivo e sonoplastias incorporam-se às cenas, revivendo a sonorização características das projeções de cinema mudo do começo do século XX.

Dagoberto explica que a escolha desse filme, que conta a história de dois sujeitos que sobrevivem em fazer golpes, se deu pois a partir dele "existe um tema, o som; também uma sequência de temas do projeto, interpretação e roteiro; e uma provocação: fazer o som ao vivo. Porém, ‘escutando’, esse verbo pode ser utilizado de várias maneiras; e ‘re/escutando’ os tempos bicudos nos quais vivemos surgem outros temas que o filme também ‘escuta’, lá em 1929. Entre eles, dois nos interessaram: a desigualdade (explícita) e a inadequação (do indivíduo inapto). O homem totalmente inserido é o que se deseja; o homem amansado, aquele que cumpre rigorosamente com suas obrigações. Essa busca era, e continua sendo, cruel até hoje. E cruel é o tratamento dado ao que é diferente de nós”.

O música DJ Dolores, que fará um workshop em "Cinema Falado"

E para encerrar, o experiente compositor para cinema DJ Dolores ("Tatuagem" e "O Som ao Redor") realiza uma conversa com o público acerca do conceito de música cinematográfica, filmes que o influenciaram, soluções criativas na combinação entre imagem e som, a relação compositor/diretor/roteirista e, ainda, reserva momentos do workshop para falar do seu próprio trabalho. Isso acontecerá nos dias 23 e 24 de março (quinta e sexta), às 19 horas.

Para os realizadores do evento, "Cinema Falado" é um "convite à reflexão sobre a fala no cinema, desde a escrita do roteiro, passando pelas escolhas da direção, culminando no trabalho do ator e incluindo até mesmo os desdobramentos políticos da fala enquanto construção narrativa e representação do outro.As inscrições são feitas separadamente para cada evento e podem ser realizadas na Central de Atendimento do Sesc Pompeia e online. Para mais informações e consulta de preços das inscrições, acesse o site do Sesc.

Nenhum comentário: